Unhas perfeitas: veja dicas para manter mãos sempre lindas

Exibir unhas bonitas e longas não é uma tarefa fácil. Seja devido à rotina agitada ou ao próprio organismo, o enfraquecimento fica no caminho daquelas que querem um visual sempre impecável. Mas há uma boa notícia: você pode aprender como fazer a unha crescer e driblar os desafios.

Antes de tudo, é fundamental que você esteja ciente da importância de manter a higiene em dia. Unhas crescem com mais saúde e você, é claro, desfruta de mais beleza. Confira outras dicas a seguir.

Como fazer a unha crescer saudável

1. Tire a mão da boca, menina!
O hábito de roer as unhas é um dos grandes empecilhos para mantê-las compridas. Além disso, mesmo quem não tem o costume, mas vive levando a mão à boca, enfraquece as garras. A saliva contribui para deixá-las mais quebradiças , sem falar de todos os micróbios que são ingeridos e podem fazer mal ao organismo.

2. Utilize luvas
Na hora de levar a louça ou de fazer faxina da casa, não esqueça dessa dica. Os produtos de limpeza possuem substâncias agressivas para as unhas, enfraquecendo-as. O contato excessivo com a água também compromete o visual.

3. Dê adeus à acetona
Um hábito tão popular quanto prejudicial à é usar acetona para a remoção do esmalte. O produto, quando utilizado em excesso, provoca o ressecamento das unhas e, consequentemente, a quebra. Prefira, especialmente, aqueles com óleos hidrantes em sua composição.

4. Fique de olho na alimentação
Já ouviu falar que você é o que você come, né? Pois então: quando o assunto é fazer a unha crescer, esse velho ditado é bastante verdadeiro. A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde das garras e, por isso, deve ser equilibrada e nutritiva. Quem faz dietas restritivas tende a notar o enfraquecimento.

5. Tenha atenção com a cutícula
A membrana tem um papel importante na saúde e não deve ser retirada completamente. Para evitar a entrada de fungos e bactérias, prefira a remoção apenas dos excessos. Caso você faça a unha na manicure, lembre-se também de levar seus próprios alicates e demais materiais.

Dica de ouro: Deixe a unha respirar

Outro erro comum entre as mulheres é retirar o esmalte apenas na hora da nova pintura. Para crescerem mais fortes e bonitas, as unhas precisam “respirar”. Portanto, prefira remover o esmalte um ou dois dias antes de ir à manicure ou de fazer a unha em casa. Além disso, evite ficar períodos muito longos com o mesmo produto nas unhas.

Bases fortalecedoras e outros cosméticos específicos para esse fim também são boas alternativas para incentivar o crescimento. Desenvolver cuidados constantes garante melhores resultados em menos tempo.

Caso o enfraquecimento das unhas seja recorrente e não haja melhora mesmo depois dessas dicas, procure um médico dermatologista . O profissional poderá identificar a causa do problema.